| hmin
O Iraque levou jornalistas internacionais a um local de testes de mísseis no norte de Bagdá nesta sexta, dia 7, numa tentativa de rebater acusações norte-americanas de que estaria desenvolvendo mísseis de longo alcance em violação a uma proibição da Organização das Nações Unidas (ONU). O secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, durante uma apresentação ao Conselho de Segurança da ONU na última quarta, dia 5, exibiu uma imagem de satélite de dois postos de testes de motores em Falluja. Um dos postos, segundo Powell, foi projetado para testar motores de mísseis com um alcance de 1,2 mil quilômetros.
Sob resoluções da ONU, o Iraque pode ter mísseis com no máximo 150 quilômetros de alcance. O Ministério da Informação do Iraque levou jornalistas ao local, administrado pela companhia Al Rafah, do governo. Ali Jassem, uma autoridade no local, disse que a instalação foi a primeira visitada pelos inspetores de armas da ONU quando eles retomaram o trabalho no Iraque, em 27 de novembro.
– Os inspetores visitaram este local e o vasculharam. Eles descobriram que tudo dentro dele compreendia atividades permitidas – disse Jassem.
Ele falou que os inspetores haviam retornado ao local várias vezes. A autoridade disse que os especialistas, que assistiram a quatro testes fixos do míssil al-Samoud – com alcance de 150 quilômetros – vasculharam o posto e o descreveram como de acordo com atividades permitidas.
Jornalistas foram levados para uma visita no interior da instalação e os dois postos foram exibidos. Jassem disse que o posto maior ainda não havia sido colocado em operação mas, como disse Powell, um telhado foi construído sobre ele. Powell afirmou que a fotografia que mostrou no Conselho de Segurança foi tirada em abril de 2002. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS
Dúvidas Frequentes |
Anuncie |
Trabalhe no Grupo RBS
©
2010
clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.